Clique no Assunto de Seu Interesse

O que é Quimioterapia ?
Queda dos Cabelos Bebidas Alcoólicas
Náuseas e Vômitos Menstruação
Estomatite (Aftas) Gravidez
Diarréia Relações Sexuais
Prisão de Ventre Trabalho
Febre Atividades Físicas
Pele e Unhas Outras Situações
Alimentação  

Clique para Voltar: Cuidados Gerais

 

 

 

Quimioterapia:

Este é mais um passo definitivo para sua cura. O câncer é uma doença celular, e como tal, são as células doentes que deverão ser combatidas, em toda extensão do nosso corpo. A quimioterapia é abrangente e necessária, e será aplicada após avaliação de seu médico (ele a encaminhará para o oncologista clínico), para ser feita antes ou depois da sua cirurgia. Sua aplicação dependerá do tipo de tumor, seu estágio de desenvolvimento, presença de metástases, idade da paciente, seu estado físico, etc. O mais importante, mais uma vez, é a confiança necessária no médico indicado para fazer a quimioterapia em você. Ele saberá, sem dúvida, o melhor a ser feito, quais as drogas adequadas para o seu caso, e saberá ajudar você no transcorrer do tratamento. Muitas medicações novas estão no mercado, e ele estará bem informado para aplicá-las se necessário.

A quimio, conforme já falamos, atinge todas as células (inclusive as sadias). Isso faz com que aconteçam efeitos colaterais desagradáveis, que não ocorrem obrigatoriamente em todos ou em igual intensidade. Seu médico pode e deve orientá-la quanto a eles, assim como medicá-la adequadamente.

A duração do tratamento não é fixa. Há um planejamento por parte do médico, mas pode ser alterado em função de vários fatores, como por exemplo o resultado dos exames de sangue feitos por você após cada quimio. É importante que você entenda todos os passos a serem seguidos, para que o tratamento seja um sucesso.

Você receberá a quimio em um hospital ou clínica, num setor próprio para isso. Na maioria das vezes não há necessidade de internação e não é preciso levar roupas ou outros pertences. Informe-se da necessidade de agendá-la no setor e sua papelada de convênio. Se quiser, leve um acompanhante, você pode se sentir melhor com isso.

A quimio será ministrada em você dependendo do tipo escolhido pelo médico, podendo ser nas veias da mão ou do braço sadio, nos pés ou, no caso de ausência de veias, por um cateter (portcath). As funcionárias do setor são excelentes, sabem lidar conosco. Têm muita paciência na aplicação da quimio e o cateter só será instalado se extremamente necessário. A quimio também pode ser ministrada por via intramuscular nos braços, pernas ou nádegas; subcutânea, na região acima do músculo, nas nádegas, barriga, braços ou pernas: via oral, com comprimidos, cápsulas ou líquidos pela boca.

No caso da aplicação na veia, a mais comum em nossos casos, "prepare-as" apertando uma bolinha com a mão, e coloque sempre que possível bolsa de água quente nos dias entre as quimios. Na aplicação, procure ficar tranquila, com o braço bem posicionado e parado para não perder a veia. Você está em boas mãos e tudo correrá bem, mas caso você sinta QUALQUER desconforto ou alteração em seu corpo ou na veia (dor ou queimação), comunique imediatamente à equipe de enfermagem. Converse com seu médico, pois bolsas de água quente ou frias são precisas, assim como Hirudoid nas veias, quando chegar em casa.

Procure beber muito líquido quando tomar a quimio, e algumas vezes sua urina estará com a cor alterada. É normal, isso passará.

Sabemos que a quimioterapia nos propicia a cura, que nos leva ao questionamento de nossos sentimentos, nos leva a necessitar de apoio físico também e, principalmente, nos leva a encontrar um jeito único de enfrentar mais esta fase. Converse sobre isso. Converse muito. Procure se possível, ajuda psicológica caso você ainda não tenha procurado. Nunca duvide, sobretudo, de seu empenho. Você conseguirá vencer. Sempre.

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Queda dos Cabelos:

Ocorre porque as células responsáveis pelo seu crescimento também são afetadas. É desagradável, todas nós sabemos, mas é temporário. Muitas vezes durante o próprio tratamento podem voltar a crescer, assim como podem voltar a cair. Você pode ter uma perda total ou parcial deles, assim como pode ser tão amena que não é necessária tanta preocupação. Seu médico saberá informar aproximadamente, o que acontecerá com você. Você pode se preparar para a queda cortando os cabelos, caso você saiba de antemão que todos ou grande parte deles cairá. Pode aguardar e tentar obter algum abatimento no preço de uma peruca, oferecendo seus cabelos ao profissional (mas não se engane: pagam muito pouco por cabelos, e cobram muito para vendê-los nas perucas). Pode, também, simplesmente aguardar a queda como está. Bonés, chapéus, lenços, perucas sintéticas ou de cabelos naturais: faça sua opção. Você também pode optar por assumir sua calvície. Essa é uma decisão sua, e merece ser respeitada e apoiada por todos. Você saberá o que é melhor, como será mais fácil ultrapassar este período...

  • a queda ocorre em geral após a primeira quimio. Depende das drogas que receberá e suas dosagens. Procure se preparar para ela, caso seja inevitável

  • não pode tingir os cabelos durante o tratamento, e só voltará a colorí-los após liberação médica (aproximadamente 50 dias após a última quimio)

  • assim que souber da doença, ou assim que possível, comece a passar Petróleo de Arnica no couro cabeludo, após lavar seus cabelos com shampoo de babosa, jaborandi ou outro fortalecedor capilar. Isso ajudará, e muito, seus cabelos a voltarem a crescer logo e mais fortes

  • se você resolver usar peruca, procure com antecedência por preços, aspecto, assistência (o profissional deverá ensiná-la a cuidar dela na lavagem, secagem, etc.). aproveite e mostre à ele como é seu cabelo, o corte de sua preferência e tonalidade, pois assim pode ser feita uma peruca bem parecida com seu cabelo natural. As perucas hoje em dia estão excelentes.

  • Se alguém oferecer uma peruca a você, se ela couber e você a quiser, perfeito!

  • Você pode reforçar seu tratamento usando a polpa da babosa no couro cabeludo por algumas horas. Sem dúvida, você ficará bem cabeluda. A babosa (grossa) é encontrada em alguns jardins e na feira.

  • Não esqueça que poderão cair os pelos pubianos, do corpo em geral, sobrancelhas e cílios. Eles voltarão ao normal também.

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Náuseas e Vômitos:

A maior parte das pessoas apresentam náuseas, acompanhadas ou não por vômitos, principalmente no dia da aplicação ( podendo se prolongar por até 2 dias). Varia de pessoa para pessoa. Você será medicada para prevenir ou sanar esse problema, e caso ele persista mais do que o esperado, comunique ao seu médico. Seguindo as orientações abaixo, você pode conseguir amenizar esses desagradáveis efeitos colaterais

  • fazer várias refeições ao dia, em pequenas quantidades

  • ingerir alimentos de fácil digestão e evitar líquidos durante as refeições, esqueça frituras, doces e excesso de temperos

  • mastigue bem e coma devagar

  • prefira não comer comida muito quente

  • evite odores fortes (cigarros, frituras, perfume, etc.)

  • evite deitar-se logo após as refeições

  • vista roupas leves, fique em ambiente arejado

  • comer pipoca sem gordura pode também ajudar

  • não vá para a sessão de quimio em jejum, faça uma refeição leve

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Estomatite (Aftas)

Podem aparecer na boca em geral e na garganta, causando incômodo e dificuldade em engolir

  • Escove os dentes mais vezes ao dia, utilizando escovas macias. Escove também a sua língua

  • Não utilize cremes dentais abrasivos (com branqueadores)

  • Evite líquidos e alimentos ácidos (laranja, limão, abacaxi, tomate, café,etc.), quentes demais, duros e muito temperados

  • Esses sintomas, além de lábios ressecados, serão devidamente medicados. Comunique ao seu médico

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Diarréia:

Avise seu médico, se persistir por mais de 24 horas. Algumas medicações causam tal transtorno

  • dieta leve, com muito líquido (água, chás, sucos, água de coco)

  • evite comidas que causam flatulência (gases), como: feijão, couve-flor, brócolis, repolho e tempero em excesso

  • evite leite e seus derivados

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Prisão de Ventre:

Se persistir mais de 2 dias, comunique ao seu médico. Não tome remédios por conta própria

  • tome MUITO líquido

  • coma vegetais, cereais e frutas

  • se for possível, faça exercícios ou caminhadas

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Febre:

Pode acontecer durante o período de sua baixa de resistência, alguns dias após cada quimio. Avise imediatamente seu médico, (se a temperatura for igual ou superior a 38 graus) para localização de seu motivo e início imediato de tratamento. Neste período de baixa imunidade, evite contato com pessoas doentes, aglomerações, ambientes fechados, evite machucar-se, lave bem suas mãos e com mais freqüência. Preserve-se, isso é temporário.

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Pele e Unhas:

Pele - Dependendo do medicamento usado, pode acontecer vermelhidão na pele, coceira, descamação, ressecamento, acne e manchas. Algumas drogas causam, principalmente quando nos expomos ao sol, um escurecimento das veias do corpo (isso desaparece).

  • use hidratante diariamente

  • evite exposição ao sol durante o tratamento

  • use filtro solar acima do fator 30 se necessitar andar no sol

  • não tome banho muito quente (para evitar o ressecamento da pele)

  • se suas mãos estiverem um pouco inchadas, não use anéis ou aliança

  • use sabonete neutro, caso aconteça o que foi descrito (sabonetes para bebês são os melhores)

Unhas - Podem escurecer totalmente ou em "faixas", dependendo de sua medicação. Ficam ressecadas, com rachaduras e crescem muito menos, além de "quebrar"com facilidade. Após o tratamento voltarão ao normal, à medida que crescem.

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Menstruação:

As mulheres que menstruam podem ter alterações em seu ciclo, até a parada completa da menstruação, que poderá voltar ao normal após o término do tratamento. Poderá também haver ressecamento da mucosa da região vaginal. Se necessário, utilize um lubrificante vaginal.

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Gravidez:

Deve ser evitada no período da quimio, pois havendo concepção,  poderá causar má formação fetal. Não esqueça que mulheres com o ciclo irregular podem ficar grávidas.  Não faça uso de anticoncepcionais sem autorização. Converse com seu médico.

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Relações Sexuais:

A quimio não impede sua prática, porém stress, a alteração no todo de sua vida, os efeitos colaterais, afastamento do trabalho, ansiedade, etc., causam algumas vezes a diminuição do interesse sexual. Se isso acontecer, converse com seu parceiro claramente, tentem juntos chegar ao melhor de vocês no momento. Não deixe de manter um contato de afeto e carinho, onde o dar e receber podem ser muito construtivos e nutritivos para o bem estar do casal.

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Alimentação:

Sempre deverá haver uma ingestão grande de líquidos, seja água, sucos, água de côco, etc. Inclua em sua alimentação diária cereais, frutas, verduras, carnes e peixe. Quanto mais bem alimentada, menores as chances de infecção, melhor sua tolerância aos indesejáveis efeitos colaterais. Tome muito cuidado com alimentos que causam náuseas a você quando toma quimio, pois muitas pessoas não conseguem mais vê-los na vida. Se algo lhe enjoar, afaste-o em vez de forçá-lo na alimentação.

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Bebidas Alcoólicas:

Devem, em geral, ser evitadas, pois poderão potencializar os efeitos colaterais. Converse com seu médico à respeito, mas lembre-se: álcool não faz bem a ninguém.

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Trabalho:

Não é necessário interromper o trabalho para fazer o tratamento, embora algumas prefiram ficar afastadas. Se quiser, continue suas atividades habituais, procurando ser dispensada enquanto houver sintomas mais fortes.

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Atividades Físicas:

Não há contra indicação, e sim, enfraquecimento, indisposição. Você não deve forçar suas condições físicas. Alguns medicamentos podem causar uma "anestesia" temporária dos nervos, causando fraqueza nas pernas e dormência na ponta dos dedos. Após o tratamento com esta droga, tais sintomas desaparecerão. Peça orientação também se acontecerem dores ósseas.

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 

 

Outras Situações:

Situações que devem ser comunicadas ao médico
fora da consulta programada:

  • febre (igual ou superior a 38 graus)

  • manchas na pele desconhecidas

  • sangramentos por tempo prolongado

  • dores anormais, mais intensas, mesmo que seja uma dor de cabeça

  • falta de ar ou dificuldade para respirar

  • dificuldade de controlar a urina

  • visão dupla ou borrada

Volta para Selecionar Assunto do Seu Interesse

 

 Selecione ao lado a opção desejada.